Minha mochila

Cinco Passos Para Aprender

O fato é que conhecimento nunca será inútil, de todas as formas ele afetará a sua vida e expandirá a sua consciência.”

Professora Fernanda Bahia

Aqui nesse artigo eu vou falar com você sobre os cinco passos que você precisa dar para aprender um conteúdo específico para uma prova ou para qualquer outra área da sua vida.

O aprendizado é algo que varia de acordo com cada aluno, mas seguindo esses passos simples, qualquer pessoa é capaz de começar a aprender uma matéria.

1) Ter interesse em aprender

É claro, o princípio básico para você aprender qualquer coisa é ter o DESEJO em aprender aquilo. Por isso, na escola, é comum o aluno se sair melhor em determinados assuntos e “fracassar” em outros.

Aquelas matérias que você não se identifica, naturalmente você tende a repudiar. Principalmente, se o que estiver sendo explicado ou ensinado seja contrário ao seus ideais, aí que já era mesmo, toda a sua atenção será voltada à crítica sobre as “bobagens” que estão sendo ditas, e consequentemente o aprendizado sobre aquilo será arruinado.

Agora, por outro lado, se o seu interesse naquilo for genuíno, toda a sua atenção se voltará para aquela explicação e esse foco acarretará na compreensão do que está sendo apresentado para você.​​

2) Conhecer a teoria.

A partir, desse despertar, motivado pelo seu próprio interesse, cabe a você se tornar um investigador, procurar conhecer a teoria e saber mais profundamente o que é, do que se trata realmente aquele assunto, ler tudo o que puder a respeito.

Se informar sobre a base teórica do assunto que você tem interesse é fundamental para que você, a partir daí, posso desenvolver o aprendizado.

apple check computer female
Photo by Startup Stock Photos on Pexels.com

3) Ver alguém fazendo aquilo.

Esse aspecto é muito importante, porque você pode ler a respeito de um determinado assunto em livros, em sites e outros meios, e ter que “destrinchar” aquele tema sozinho, “rachar a cuca”, “quebrar a cabeça”, para tentar entender o que aquilo significa ou ainda, como aquele conhecimento poderá ser aplicado na prática.

Isso é bom também, a gente aprende quando sofre e rala mas o ideal, no processo de aprendizado é ter alguém, um mentor que te mostre o caminho, que possa fazer para te mostrar  como aquilo é feito.

4) Você mesmo praticar.

Isso significa que todo aquele conhecimento vai passar por você, você já adquiriu a teoria, você sabe sobre o que se trata, mas agora você precisa praticar, você precisa vivenciar, experimentar aquilo. Aí sim, o conhecimento que só passaria por pelo seu consciente, ficará gravado e marcado em você.

A partir, da prática cotidiana é que os conceitos e valores se fixam na mente humana, se você ficar só na experiência de ouvir, ler e ver alguém fazendo, aquele conhecimento ficará adormecido até cair no vácuo do esquecimento.

accomplishment ceremony education graduation
Photo by Pixabay on Pexels.com

5) Ter a motivação certa

Esse último conceito pode ser transformador, porque a partir do momento que você tem interesse sobre determinado assunto, estuda a seu respeito, vê alguém fazendo aquilo, para te mostrar como que ele funciona, e depois permite que aquele conhecimento, seja plenamente absorvido por você,  se você tiver a motivação certa, ele pode ser transformador.

Num sentido mais amplo, o seu conhecimento pode transformar a sua vida e a vida das pessoas que estão à sua volta. Pensando bem, é praticamente impossível que alguém aprenda alguma coisa e que não use aquilo para beneficiar a si mesmo e a seu próximo.
 
Se você prestar atenção, você verá que até o conhecimento mais raso, que é aquele que a gente adquire para fazer uma simples prova de concurso. Já é uma experiência arrebatadora, porque aquele conhecimento gera aprovação, e  aprovação gera uma ascensão social que será refletido diretamente no seu bolso e no bolso da sua família.

Só a experiência de sair de uma situação de desemprego para a certeza de uma estabilidade já demonstra que pela motivação certa, estudar é transformador.
  
O fato é que conhecimento nunca será inútil, de todas as formas ele afetará a sua vida e expandirá a sua consciência, então vai aí uma sugestão, coloque o estudar como algo que faça parte da sua rotina, estude todos os dias, seja lá o assunto que for, seja um investigador do mundo a sua volta.

Experimente todos os saberes e aproveite a doce experiência do aprender.

Deixe uma resposta

Estude de qualquer lugar

Acesso as aulas pelo APP ou computador

7 dias de garantia

Não gostou? Entre em contato que devolvemos o dinheiro

Você escolhe o que vai estudar

Escolha seu módulo de estudos completo e comece a estudar hoje

Pagamento 100% Seguro

Pagamentos pela hotmart. Diversos meios de pagamento para você

Acesse nossa plataforma!

Aprenda 10 técnicas incríveis para aumentar seu rendimento em matemática 100% grátis.